Mel-de-Cana Clássico

Processo de Fabrico

O mel-de-cana que adorna a mesa dos madeirenses é o culminar de um processo que se inicia com a recolha da cana-de-açúcar. Já na fábrica, as canas são introduzidas em dois moinhos conhecidos por engenhos, dos quais é extraído o sumo de cana, designado por guarapa. Esta é depois canalizada para uma primeira filtração, segue a cozedura nos clarificadores e depois uma nova filtração que garante um extremo rigor no processo de aprimoramento do produto.
Na fase seguinte, a guar
apa entra nas evaporadoras para continuar o processo de cozedura e evaporação da água ainda existente. Na fase final, uma nova cozedura e a última filtração antecedem a introdução do xarope na caldeira de vácuo. Falta então o último passo, já o mel-de-cana, que é passado para um reservatório onde repousa e arrefece naturalmente.

Mel-de-Cana Biológico

O mel-de-cana biológico é produzido exclusivamente pela nossa empresa, que se preocupou em comercializar um produto mais sustentável para o meio ambiente e saudável para os seus consumidores. A cana-de-açúcar utilizada neste processo é proveniente de agricultura biológica, onde foram utilizados métodos de cultivo que preservam o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, sem recurso a pesticidas sintéticos, fertilizantes ou uso rotineiro de antibióticos ou hormonas de crescimento. O processo de cultivo da cana e da produção do mel são controlados e certificados por uma entidade independente, que atesta a valorização das boas práticas ambientais durante todo o processo de produção.
Tal como o mel-de-cana clássico, a versão
biológica é 100% natural, sem aditivos, corantes ou conservantes, que se extrai do sumo de cana biológica – guarapa, através de moinhos conhecidos por engenhos, procedendo-se depois à filtração e cozedura, que garantem o rigor do processo de aprimoramento do produto.

Share by: